quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A fisiologia do cocô...

A primeira vez que eu pensei nesse assunto foi na Suécia quando o marido me falou que tinha cartazes na universidade mostrando para as pessoas que o "correto" seria sentar no vaso. Isso porque lá havia muitos orientais, e os orientais subiam no vaso para agachar e acabavam quebrando. Primeiro eu achei estranho, pensei: "tudo bem o cara agachar se só tiver um buraco no chão, mas se tem o vaso vai agachar pra que? Sentar é mais fácil."
Aí depois fui juntando as "peças": na elimination communication (criação com higiene sem fraldas) quando se percebe que o bebê vai evacuar, se coloca ele com as perninhas dobradas sobre o vaso (ou outro local). Quando o bebê (0 a 12 meses, mais ou menos) tem prisão de ventre, uma das manobras é dobrar as perninhas até o joelho ficar perto do queixo, isso ajuda o bebê a evacuar.
Quando se estuda a fisiologia do parto humano, fica claro que a posição agachada (parto dazíndia, hahaha) é uma das mais adequadas, porque a passagem da pelve aumenta pela posição dos ossos (sem contar a gravidade empurrando pra baixo, né?).
Na faculdade aprendi também que uma das coisas pra ajudar crianças que estão deixando as fraldas e têm medo de fazer cocô no vaso é colocar um banquinho pra que elas possam apoiar os pés. Pensa, quando o bebê aprende no penico, não é muito mais fácil? É porque eles estão agachados.
E pra completar, é claro, a evolução do ser humano. Desde quando se senta pra fazer cocô? 100, 200 anos? Pois é... aí a "pessôua" vai lá e inventa que o melhor jeito é criar um "troninho" pra ficar sentado lá, lendo jornal, bem confortável... SÓQUENÃO, né? Quanto mais tempo sentado no vaso, maior o risco de hemorroidas, e de prisão de ventre também... então eis a solução! hahaha Um vídeo bem legal que alguém compartilhou no facebook.
http://vimeo.com/45270716
Aliás, acho que quem quiser adotar o "método" não precisa de banquinho especial. Qualquer banquinho baixo serve, tipo aqueles que as crianças usam pra ficar na altura boa pra escovar os dentes na pia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário