segunda-feira, 8 de julho de 2013

Inauguração

Oi gente!
Faz tempo que prometo pra alguns amigos criar um blog. Volta e meia escrevo textos grandes até demais sobre os assuntos que me interessam, mas acabo nunca publicando, envio apenas por email ou até mesmo no facebook. O blog vai ser um arquivo legal, porque perdi as contas de quantas vezes já escrevi sobre o mesmo assunto para o mesmo grupo apenas por não achar o texto anterior.
Pretendo falar aqui de tudo que me intriga ou encanta. Entre esses assuntos, estão a nutrição durante a gestação (e mesmo antes dela, visto que cada vez mais se sabe que o estado nutricional antes da gravidez influencia muitas coisas) e nutrição infantil. Vou escrever sobre saúde em geral também, trazendo temas como exames clínicos que deveriam ser realizados com mais frequência ou aqueles que são feitos em excesso, e também sobre intervenções necessárias e desnecessárias à saúde (por exemplo, quando é realmente necessário complementar a amamentação?).
Vou trazer temas sobre educação infantil, entre eles temas controversos ou pouco conhecidos e tentar esclarecer seus prós e contras, como por exemplo o uso ou não de andadores, cercadinhos, chupetas, mamadeiras, leite artificial, cama compartilhada, berços, slings, carrinhos de bebê, fraldas descartáveis e fraldas de pano. Vou falar de métodos que se usa pouco no mundo ocidental, como a criação sem fraldas (conhecida como EC - elimination communication) e o ensino de linguagem de sinais para bebês que ainda não sabem se comunicar através da fala. Vou falar sobre uma criação respeitosa entre adultos e crianças, sobre métodos utilizados para educação, entre eles conversas, castigos, "palmadinhas".
Vou falar muito também sobre uma gestação, parto e nascimento respeitosos com a mãe e com o bebê, pois é aí que se inicia a criação (se não antes). E eventualmente vou falar da vida de uma mãe que vive longe de onde se criou e da sua própria família, escrever sobre saudades, sobre diferenças culturais, sobre os aprendizados dos adultos e, quem sabe, entrar em temas que domino menos, como política, direitos humanos, economia, questões de gênero e sexualidade.
Vou tentar trazer assuntos que muitas vezes podem parecer difíceis para quem é leigo e fazê-los mais compreensíveis, com linguagem menos técnica e com exemplos práticos. Mas pretendo também esclarecer esses assuntos com base em evidências científicas e recomendações de órgãos nacionais e internacionais de autoridade nesses assuntos.
Enfim, sejam bem-vindos e se sintam à vontade para visitar, perguntar, opinar, xingar, voltar sempre que quiserem. Gratidão pela visita!

2 comentários:

  1. Raquel sou tua fã e aguardo ansiosa novos posts
    Bjs Jaky

    ResponderExcluir
  2. Raquel, admiro muito você, suas posições e opiniões. Adoro ler o que você escreve, aprendo muito! Tenho certeza de que seu blog vai ter muita informação de qualidade! Bjs! Vou te seguir!

    ResponderExcluir